Satoshi Tajiri

Satoshi Tajiri (japonês: 田尻智, nascido em 28 de agosto de 1965) é o criador de Pokémon, responsável pelo conceito inicial que levaria à metaseries como existe hoje. Atualmente, ele trabalha como CEO da Game Freak.
Satoshi Tajiri nasceu em Machida, um subúrbio de Tóquio. Seu pai era um vendedor da Nissan e sua mãe cuidou dele em casa. Quando menino, gostava de explorar o exterior e foi especialmente fascinado com os insetos. Ele adorava coletar insetos, apanhá-los próximos a lagoas, campos e florestas. Constantemente à procura de novos insetos e obtendo novas maneiras de capturar insetos, como besouros.Ele tinha tanto interesse em recolher e estudar os insetos, que lhe rendeu a alcunha de "Dr. Bug" entre seus amigos e familiares.
Por volta de 1970, os campos e lagoas onde Tajiri capturava insetos quando criança foram pavimentadas, e contruiram-se edifícios de apartamentos e centros comerciais.Neste momento, a paixão Tajiri para insetos mudou-se para videogames e fliperamas.

Game Freak

Tajiri estudou jogos quando estava na escola técnica, gastando todo o seu tempo nos arcades. Ele era um fã tão grande que um arcade local deu-lhe uma máquina de Space Invaders para levar para casa.Tajiri não gostava da escola.Ele começou a matar aulas para passar mais tempo com os fliperamas.Estavão confusos e aborrecidos seus pais, que achavam que ele estava jogando seu futuro fora.Eventualmente, Tajiri graduou-se um programa de dois anos no Tokyo National College of Technology.Seu pai queria que ele fosse um eletricista, mas não é isso que ele queria.
Em 1981, quando tinha dezesseis anos de idade, Tajiri ganhou um concurso patrocinado pela Nintendo inimiga da Sega em questões de conceito de design de jogos. Um ano depois, em 1982, Tajiri e seus amigos formaram uma revista de jogos, cujo nome era Game Freak. Um amigo e colaborador da Game Freak era Ken Sugimori, que mais tarde viria a ser o ilustrador e designer de todas as imagens de Pokémon, assim como os personagens humanos e outros aspectos dos jogos. Ao longo da década de 1980, a revista Game Freak teve vendas modestas, e se tornou bastante popular entre a multidão de fãs de jogos. Originalmente, a revista foi escrita à mão, mas como ela ficou mais popular, Tajiri começou a ter impresso a revista profissionalmente. O custo típico era 300 iens (cerca de R$3,00) e possuia 28 páginas.

Como Tajiri aprendeu mais sobre os jogos, ele tornou-se mais interessado em fazê-los. Ele achava que os jogos no mercado que poderiam ser melhores do que estavam.Ele aprendeu a escrever (literalmente. Nota do editor: para se criar um software, tanto como RPGs, deve-se escrever um código fonte) o game utilizando primeiramente o Nintendo Entertainment System (NES, mais tarde SNES="Super Nintendo") para ver como funcionava e então aprender como programar para ele.

Em 1987, Tajiri publicou seu primeiro jogo, Quinty (Mendel Palace na América do Norte). Dois anos depois, fundou oficialmente a empresa Game Freak, em homenagem a sua revista. Tajiri e Game Freak continuaram a desenvolver muitos títulos para companhias como Nintendo (principalmente) e Sega, como games de 1991, Boy Jerry (que deu a Tajiri o prêmio "Character Design Award", da Associação de conteúdo e multimídia do Japão), e Mario and Yoshi, em 1993 e Wario, e em 1994, Pulseman .

Em 1990, Tajiri publicou um livro intitulado The Catch Packland - Histórias de Videogames da Juventude. Ele contém dezesseis histórias sobre memórias de Tajiri ao jogar arcades, quando ele estava no colégio e na faculdade. Foi publicado pelo Centro de Informação e cultura do Japão.

Pokémon

No início de 1990, quando Tajiri viu pela primeira vez duas crianças que brincava,m com Game Boys usando o Link Cable, então imaginou insetos rastejando por todo o cabo entre os dois sistemas.Como ele pensava sobre as capacidades do cabo de ligação, sua idéia de Pokémon cresceu, como ele queria dar às crianças modernas a oportunidade de caçar criaturas assim como ele caçava insetos.

Ele lançou a idéia de Pokémon para Nintendo, e apesar de não entender completamente o conceito do jogo, ele recebeu algum financiamento inicial para de qualquer maneira trabalhar com o conceito de outro estúdio de design de jogos, Creatures, Inc.. Tajiri passou os próximos seis anos trabalhando no Pokémon. Shigeru Miyamoto, o homem por trás de Mario, The Legend of Zelda, Pikmin e Donkey Kong, foi designado para ajudar no desenvolvimento das versões iniciais de Pocket Monsters, Red and Green. Durante este tempo Tajiri passou a admirar Miyamoto como um mentor. Como um tributo a Miyamoto e Tajiri, o personagem principal dos jogos e seu rival seriam "Satoshi" e "Shigeru" entre seus nomes padrão, enquanto o personagem principal do anime, Ash Ketchum, e seu primeiro rival, Gary Carvalho, possuem os mesmos nomes, respectivamente.

Após seis anos de desenvolvimento, Pokémon Red e Green foram concluídos. Embora o hardware do Game Boy foi ficando ultrapassado (Nota: a competição com o Game Gear tinha acabado,mas apesar da vitória da Nintendo, esta voltou a olhar os consoles maiores, como o Super Nintendo), o jogo ainda cresceu firmemente na popularidade, porque crianças não podiam comprar novos consoles de jogos, então que se viraram para o barato Game Boy.

O sucesso de Pokémon levou a adaptações para mangas diferentes (Pokémon Special ou Pokémon Adventures, de Hidenori Kusaka), um anime( o melhor que há), e seqüelas vários Pokémon e jogos de RPG.Recentemente, Tajiri e Game Freak criaram um novo game de Game Boy Advance, chamado Drill Dozer.

Curiosidades

* Tajiri foi diagnosticado com a síndrome de Asperger, com funcionários da Nintendo descrevendo-o como muito criativo, ainda "solitário" e "excêntrico", dois sintomas comuns da Asperger. Tajiri confirmou esse diagnóstico, mas ainda se foi convesado sobre isso publicamente.
* Pokémon favorito Tajiri é, aparentemente, Poliwhirl, e diz que o redemoinho em sua barriga tem vocação para ser o seu intestino, o que representa o fato de que os órgãos internos de um girino, é capaz de ser visto quando ele é pego e inspecionados.
* Em entrevista à revista Time, em 1999, Tajiri afirmou que ele dorme por 12 horas, e depois trabalha em seus jogos por 24 horas seguidas. Ele diz que o horário irregular o ajuda a pensar em novas ideias para jogos.
* A biografia sobre Tajiri Satoshi Tajiri: Pokémon Creator foi publicado em 2008 por KidHaven Press.

Fonte:Pokemon Mountain

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